Ar Condicionado Automotivo

Componentes do ar condicionado automotivo

Para quem trabalha com manutenção, é de suma importância que se conheça as peças que compões uma máquina e ens6te artigo abaixo vai ser discutido um pouco sobre os componentes do ar condicionado automotivo, que são bem pouco conhecidos pelo grande público

Todo mundo fica bem tranquilo quando vê que o ar condicionado funcionando perfeitamente, ou seja, andar de carro com todo o conforto possível, mas quando o aparelho começa a dar problemas é que começa a caça peça quebrada ou a qualquer outro tipo de problema no ar condicionado.

Enquanto que a grande maioria das pessoas levam em um técnico especializado, a pessoa que faz manutenção deve saber direitinho do que é feito cada aparelho e com o ar condicionado automotivo não é nada diferente.

Para que a manutenção seja feita de forma correta, é de suma importância que se conheça a forma como a máquina funciona e saber como cada componente funciona, pois caso contrário pode se fazer algum tipo de palpite que pode não estar certo e assim acabar fazendo algum tipo de gambiarra e neste tipo de manutenção pode até um bom resultado no primeiro momento, mas depois pode causar sérios problemas e no caso do ar condicionado o mínimo que se pode acontecer é aumentar o desconforto dos usuários em um veículo durante uma viagem, o que não é nada bom.

Abaixo saiba quais são os componentes do ar condicionado de seu automóvel:

  1. Compressor: caso se faça uma comparação entre o corpo humano e o ar condicionado, poderíamos dizer que esta peça poderia ser o coração do aparelho, pois o principal objetivo do compressor é comprimir o fluido que saiu do evaporizador e deixá-lo com mais pressão e em temperatura bem menor para que em seguida passe para o condensador.
  2. Condensador: é nesta parte do aparelho em que o fluido passa do estado gasoso para o estado líquido, mas para que isso aconteça é necessário que o eletro ventilador manda para fora todo o calor do fluido.
  3. Filtro secador: responsável pela filtração do fluido e de deixar um pouquinho para vedar todo o sistema de ar condicionado.
  4. Válvula de expansão do fluido: é a parte que comanda tudo o que o fluido faz no sistema, em que toda a vez que o motorista regular o ar condicionado, o fluido pode ficar preso ou liberado, resfriando todo o ambiente.
  5. Evaporizador: é nesta parte é que acontece a mágica, ou seja, o calor do veículo é trocado por um ar muito melhor, graças a duas serpentinas.
  6. Mangueiras: este é o tipo de peça que tem como objetivo interligar todas as partes do ar condicionado.
  7. Pressostatos. como todo bom sistema precisa de controle, nesta peça é onde se controla quando a pressão aumenta ou abaixa na hora do funcionamento do ar condicionado.
  8. Transdutor de pressão: é o responsável po passar todas as informações de toda a variação de pressão para po módulo de comando do ar condicionado.