O ozônio pode tratar ar contaminado tanto direta como indiretamente. Em aplicações diretas é injetado por ventilação a favor da corrente de ar.
Em aplicações indiretas é usado para tratamento de água de torres de refrigeração de equipamentos centralizados de ar condicionado.
Em ambientes secos, com baixa umidade relativa do ar, com uso isolado, ou simultâneo, de aparelhos de ar condicionado, carpetes sintéticos, tintas metalizadas nas paredes, iluminação fluorescente, e outras radiações ionizantes, o simples movimento das pessoas no local produz forte ionização positiva.
Tais ambientes produzem estresse, dores de cabeça, tensões nervosas, insônia em níveis bem acima da media de ambientes com umidade relativa maior.
Com o ambiente levemente ozonizado ocorre um extraordinário ganho em termos de bem estar, ou seja, comportamento mais harmônico nas relações humanas, mais capacidade de trabalho e melhores condições de lazer e de noites bem dormidas.
A emissão de ozônio no ambiente em concentrações que não ultrapassem 0,001 ppm elimina fungos, bactérias e micro organismos no ar. Na prática, em lugares úmidos é usada para impedir o “bolor” nos armários de roupas e as doenças alérgicas provocadas pelos micros agentes de toda espécie, polens e materiais diversos em suspensão no ar.
A injeção de ozônio no ar é utilizada em ambientes de centros cirúrgicos para manter altos níveis de esterilização durante ou entre as cirurgias.
Ar Condicionado Automotivo SP
Tratamento de ar com ozônio
O tratamento de ar com ozônio foi lançado no ano de 2005, porém, somente agora é que o sistema de purificação do ar está sendo disseminado em diferentes locais, eliminando odores e com ação germicida, ou seja, protegendo contra germes e bactericida.
A tecnologia aplicada no novo sistema possui a eficácia de concluir a função com pouco gasto de energia, se tornando assim um novo método de bem estar físico e mental que está ainda relacionado com o meio ambiente. O fator meio ambiente está interligado quando tratamos as questões da degeneração do solo e da água, sendo então o tratamento de ar com ozônio, a solução para a atmosfera que poluímos. Este fator não causa exatamente uma proteção na camada de ozônio, porém, permite que o ar que respiramos tenha maior qualidade e menor teor tóxico.
O Sistema
É necessário que o sistema de ar com ozônio seja instalado no ambiente de forma que o efeito tenha amplitude para beneficiar todo o ambiente, permitindo então um funcionamento correto, do contrário o mesmo não produz efeito. Normalmente é instalado em ambientes empresariais e industriais, principalmente para que os funcionários tenham uma qualidade maior do ar em meio a tantas trocas de fluídos que a boca gera, além do efeito de eliminação de odores, comuns em ambientes onde os funcionários suam com frequência.
Locais de alto fluxo como aeroportos, podem ser encontrados os sistemas de tratamento de ar com ozônio, em especial os banheiros, devido ao alto fluxo de transeuntes, que eliminam principalmente fluídos e bactérias, além de obviamente os odores que o banheiro público possui.
O ar contaminado em contato com o sistema de ar com ozônio, o elemento tem o poder de neutralizar seus malefícios, liberando somente a quantidade necessária para que a quantidade de ozônio no ambiente seja segura, essa filtragem, permite que o ambiente seja livre de determinadas impurezas. Este sistema automático não necessita de uma manutenção constante, porém, é necessário que no manual, seja observado as indicações do fabricante, pois o mesmo determina o período que o sistema de tratamento de ar com ozônio deve receber sua manutenção, sofrendo então uma limpeza ou reposição de determinadas substâncias para um melhor funcionamento.
O Ar
A qualidade do ar está diretamente relacionada a qualidade de vida das pessoas, já que um ar puro e livre de determinadas toxinas permite uma maior oxigenação ao cérebro, causando então a sensação de disposição, podendo o funcionário se tornar até mais produtivo. Os índices de doenças respiratórias e alergias como a rinite sofrem uma diminuição considerável, já que o ar passa a não apresentar mais determinados agentes poluentes que agridam as vias respiratórias, sendo então o tratamento de ar uma breve solução para determinados quadros clínicos.
Esta concentração de ozônio no sistema de tratamento de ar, prevê a substituição do antigo r condicionado, porém, quando comparados, o sistema de tratamento de ar condicionado evoluiu de forma que nos permitissem uma absorção de energia elétrica controlada, e o sistema de ar com ozônio ainda não atingiu a esta evolução.