A Manutenção no Ar Condicionado Para Carros

O alto verão já chega com tudo no Brasil e a utilização do ar condicionado é maior do que nunca. Podemos ver nas ruas que com o calor não há quem ande de vidro aberto, para tentar pelo menos por um momento fugir do calor que cai sobre nosso país essa época, até o começo do outono. Mas o aumento do uso do ar condicionado também aumenta a necessidade de manutenção dele. A falta de manutenção do ar condicionado do seu carro pode acarretar uma série de problemas, que vão desde o mau-cheiro no seu carro até a contração de doenças respiratórias por alguém da sua família que utilize muito o veículo. Por isso, devemos sempre saber quais os procedimentos corretos para a manutenção do ar condicionado, e saber também quando devemos executá-los para evitar qualquer problema, e acabar ficando sem ele na época em que mais precisamos.

Mais ou menos 70% dos problemas deve-se a vazamentos, mas também são comuns reclamações a respeito da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, o que pode ser explicado por desinformação do proprietário e serviços não qualificados. Por esse motivo, nada mais indicado que instalar os equipamentos adequados e, sempre, procurar um local onde mecânicos de ar sejam responsáveis pelo serviço.

Principais cuidados

O período de limpeza do seu ar condicionado automotivo é de aproximadamente seis meses. Dentro desse período, o seu ar condicionado deve passar por pelo menos uma limpeza e revisão. A manutenção do ar condicionado inclui a troca do filtro do aparelho, bem como a troca do óleo e de outros componentes se necessário, e vai garantir o bom funcionamento do ar condicionado quando você mais precisar. Segundo especialistas, a não manutenção e limpeza do ar condicionado pode acarretar risco de infecção e pode até piorar doenças como rinite e outras doenças respiratórias. Mesmo que alguns carros esteja já saindo da fábrica com o filtro anti-ácaros, nada vai substituir a manutenção realizada pelo motorista periodicamente,

Para uma higienação correta do ar condicionado, deve-se trocar esse filtro antipólen e injetar o produto específico para a manutenção de ar condicionado na tubulação do sistema. Essa tubulação muitas vezes é ignorada durante as manutenções, mas ela pode conter uma quantidade enorme de fungos, ácaros e bactérias que vão direto pras vias respiratórias de todos que frequentam o veículo.

Outros cuidados são essenciais não só para manter a limpeza realizada, mas para poder aumentar o tempo entre as manutenções periódicas. Por exemplo: se estiver muito calor dentro do carro, é recomendável abrir todas as janelas e deixar o aparelho ligado na temperatura mais baixa e com o máximo de ventilação por aproximadamente um minuto, antes de sair com os vidros fechados. Outra preocupação é acionar o aparelho do ar condicionado algumas vezes durante o inverno, para evitar danos no compressor e lubrificar corretamente o sistema. Mantenha o condensador, aquela peça que fica colocada à frente do radiador, sempre o mais limpo possível, para garantir que o sistema do ar condicionado funcione com maior eficiência. É muito simples realizar essa manutenção, bastando verificar o estado das mangueiras do sistema, e trocar o filtro secador e de recarga de gás se for necessário. A recarga pode ser feita com dois tipos de gás: o R12 e o R134a (que não agride a camada de ozônio e funciona com maior pressão e eficiência). O primeiro custa em torno de R$ 80 para ser recarregado, e o outro, cerca de R$ 110. Os carros sem ar-condicionado podem receber o equipamento, mas algumas adaptações são necessárias: é preciso trocar o radiador e, em alguns casos, as molas da suspensão dianteira, por causa do aumento de peso suportado pelo eixo dianteiro. Os preços variam conforme cada tipo de carro, assim como a instalação e a especificação dos componentes do sistema.

Todos os equipamentos de ar condicionado são iguais ou há diferenças de carro para carro?

Há muitos modelos de carros no mercado, e não parece possível que todos tenham o mesmo modelo de ar condicionado operando, e consequentemente a manutenção e peças podem ser diferentes também. Picapes, modelos utilitários, carros sedãs, carros de luxo, ou modelos populares 1.0. O aparelho de ar condicionado não pode ser o mesmo para todos. Na verdade, a diferença está nos modelos 1.0. Para todos os outros, os equipamentos são similares. Nos carros 1000, o compressor tem que ser menor para que não aumente muito o peso do veículo nem altere o rendimento.

Alguns especialistas ainda aconselham os proprietários de modelos 1.0 a comprar o veículo com ar-condicionado de fábrica. Tudo para evitar que tenham dor de cabeça na hora que resolverem instalar o aparelho no mercado paralelo, já que, muitas vezes, as oficinas não utilizam o compressor correto e, por isso, todo o funcionamento do ar (e até mesmo do carro) fica comprometido.

Menos potência – Se, por exemplo, o compressor não for adequado, o carro pode perder tanta potência que o motorista corre o risco de ficar na mão em pleno trânsito. Isso mesmo. O carro pode parar no meio da rua por falta de potência. E dessa pequena observação que vem o perigo.

Dica: preste atenção no funcionamento do ar-condicionado durante o ano inteiro. Procurar os problemas só durante o verão pode causar ainda mais dificuldades: as oficinas ficam lotadas e o serviço não é tão atencioso quanto poderia ser.

Sendo assim, você deve observar o modelo correto do seu carro, e executar a manutenção periódica do seu ar condicionado, observando todas as condições aqui apresentadas. Principalmente se você tem algum caso de doença respiratória na família, ou se alguma pessoa que frequentou o seu carro sentiu cheiro ruim ou tossiu muitas vezes após entrar nele com o ar ligado. Se todas as precauções forem observadas, seu ar condicionado estará pronto para quando você precisar, e o verão não será mais motivo para reclamações e stress no trânsito da sua cidade. Além de não ter problemas práticos para manter o seu carro fresquinho, você economiza o dinheiro de qualquer reparo que seu aparelho necessite.