Quando falamos sobre a manutenção de sistemas de ar quente para evitar possíveis surpresas desagradáveis, a prevenção é considerada parecida com a dos componentes determinados do sistema de arrefecimento do seu motor. E podemos dizer que uma das principais dicas é procurar dar uma boa atenção para os líquidos de arrefecimento. O que é ideal é sempre colocar algum tipo de aditivo na água ou ainda utilizar um fluido específico para este tipo de sistema. Tudo isso poderá evitar uma possível corrosão interna dos componentes, impedindo assim possíveis quebras ou ainda furos.
Outro ponto que poderá ser algo crucial para manter as peças do ar quente em ordem é uma forma correta de utilização. O que é ideal é se utilizar um bom equipamento com um pouco mais de frequência para que todas as peças possam não se danificar por falta de utilização.
Levando isto em conta como qualquer tipo de equipamento mecânico ou ainda eletrônico a baixa utilização poderá danificar alguns componentes, e por isso ligar e desligar o ar quente pelo menos uma vez na semana ajuda a evitar possíveis problemas. O que é ideal é procurar não se esquecer de limpar os dutos de ventilação utilizados, a maior parte dos proprietários acham que este cuidado é apenas necessário para quem possui sistema de ar condicionado, mas não é bem assim.
Mesmo os modelos considerados mais básicos e dotados apenas de um sistema de ar quente precisam de uma boa higienização todos os anos para eliminar seus fungos e bactérias que crescem na tubulação, ou ainda mesmo para retirar folhas e outros tipos de partículas que poderão estar obstruindo um radiador do seu ar quente.
Chega de ter problemas
Como o nome mesmo já diz, a função considerada principal do ar quente é aumentar uma temperatura da parte interna do veículo em dias mais frios, e por isso o sistema poderá ainda dar uma ajudazinha em outros departamentos. Com isto sabendo o utilizar é possível o transformar em um desembaçador de para brisa. O que é tão útil em dias de chuva onde você é obrigado a fechar os vidros e logo depois começa a perder visibilidade devido a vapores de água que se formam na parte interna dos vidros. Para o eliminar é fundamental se ligar o ar quente e dirigir o seu fluxo em velocidade máxima para o para brisa, regulando assim a temperatura até que você atinja uma condição ideal para o desembaçamento.
Existem mito sobre o sistema de ar quente
Entre os vários mecânicos corre a história de que quando os motores começam a superaquecer é possível se minimizar o problema acionando o ar quente, e ainda abrindo todas as suas janelas, mas será que isto poderá funcionar mesmo? Essa história tem um fundo de verdade. E na situação que é descrita é possível que este tipo de ação de ligar o ar quente possa ajudar a diminuir a temperatura do motor. Isto é claro é para ser utilizado exclusivamente em casos mais extremos e poderão funcionar apenas em trajetos mais curtos. O que é recomendável em toda a situação é parar o veículo e aguardar o motor esfriar.