Troca de Filtro Para Carro Ar Condicionado Automotivo

Troca de Filtro do Ar Automotivo

Os filtros de ar condicionado automotivo são considerados como itens necessários em veículos que possuem um ar condicionado instalado, já que ao dirigir você acaba ficando exposto a sujeiras e poeiras, germes, pólen, bactérias, fungos, tudo isto que faz parte do ar que respiramos todos os dias. Apesar disto em veículos que contam com filtros de ar condicionado instalado este tipo de ar é filtrado com bastante eficácia pelos filtros de Cabine, o que poderá melhorar uma qualidade do ar respirado por todos os ocupantes do seu veículo.

Com todo o aumento da frota de veículos, e ainda uma crescente poluição do ar, é possível contar com ainda mais consequências como um aumento de casos de danos respiratórios, reações alérgicas e queda de qualidade de vida em grandes cidades.

Por este motivo, pensando desta forma os fabricantes atualizam e cada vez mais melhoram os filtros de cabine para automóveis e os filtros que possuem carvão ativado e que filtram os gases tóxicos do veículo reduzindo assim diversas dores pelo corpo bem como vários outros problemas de saúde que podem ocorrer devido a sujeira no ar condicionado.

Os intervalos regulares de troca do filtro de ar condicionado

Toda a manutenção e troca de filtro da cabine de ar condicionado automotivo deverá ser realizada sempre obedecendo a orientação do fabricante deste produto, e via de regra é recomendada a manutenção e a troca do filtro de cabine a cada ano em um período de 5 meses ou ainda a cada 14000km rodados.

Todos os filtros de cabine do ar condicionado automotivo com carvão ativado ou ainda uma substituição deverá ser feita com pelo menos cinco meses ou 10000km devido aos seus componentes, a sua capacidade de filtragem deverá ser mais eficiente. É importante porém observar a quantidade de utilização do veículo e do ar em vias de tráfego intenso, já que o período de troca poderá ser totalmente reduzido.

Vale citar também que nem todos os carros tem filtros

Nem todos os carros contam com filtros de ar, apesar de eles existirem desde 1987 e são desenvolvidos na Europa para proteger os ocupantes do carro alérgicos a pólen. É importante checar o manual do carro ou ainda a central de atendimento ao cliente da montadora sobre a existência desta peça. Até mesmo para que possa se proteger de cobrança de serviços de coisas que não existem nos veículos.

Como a caixa do sistema de ar condicionado é lacrada somente lojas especializadas podem fazer uma adaptação para colocar o filtro e por isso o processo é caro e poderá comprometer partes de seu veículo.

Já nos carros com filtros, em sua troca periódica os especialistas ainda recomendam que se faça uma boa higienização de sistema. Ela é feita com produtos spray que mata os fungos e bactérias acumulados pois o filtro não barra 100% das sujeiras.

A troca do filtro mais higienização custam entre R$ 30 a R$ 60 na maior parte dos casos. Alguns carros porém contam com sistemas mais complexos.