Confira alguns mitos e verdades sobre o ar condicionado veicular
Muitas pessoas não ligam o ar do carro para não gastar o gás, ou ainda tem medo do combustível do tanque sair como uma torneira realmente aberta. São muitos os mitos que rondam esse tipo de item de conforto que cada vez mais está presente nos veículos do Brasil.
Por isso a seguir iremos citar alguns dos mitos e verdades sobre o ar condicionado para você que tem dúvidas ou ainda não sabe corretamente como utilizar este acessório.
Confira alguns mitos a seguir
Ligar o ar condicionado não gasta o gás do sistema
Quanto a isto você não deverá se preocupar, isso é uma das maiores bobagens existentes da manutenção de automóveis. O gás por sinal não precisa ser completado ou ainda reposto caso tudo esteja em dia. Ele apenas irá vazar no caso de ter algum tipo de defeito.
O gás do ar não vicia e nem fica velho
Isto também é um outro fator bastante importante, como você deve ter escutado por aí, e se tudo estiver correto, ele poderá durar toda a vida útil do seu carro.
Isto também vale para o óleo do ar. Muito diferente do motor do carro, ele precisa ser trocado ou ainda completado apenas em casos de vazamento ou ainda manutenção de sistema.
No caso de carros com ar automático, qual é o diferencial
Este existe um grande mito onde as pessoas acham que quanto mais forte o ar estiver ligado mais combustível ele irá gastar, mas é importante deixar claro que a temperatura interna e a velocidade maior apenas irá fazer com que o ambiente interno poderá chegar a uma temperatura indicada mais rapidamente. E depois disto ele irá manterá mesma.
Em média, na cidade, o carro gasta em torno de 10 a 20% a mais com ar ligado do que se estivesse desligado. Por isso não entre em uma conversa de que o consumo poderá cair pela metade que isto não é verdade.
As verdades sobre o ar condicionado
Ligar o ar provoca um maior gasto de combustível nas cidades.
Sim, isto é verdade, apesar disto na estrada andar com os vidros abertos com uma velocidade maior do que 80 km/ h interfere diretamente na aerodinâmica do carro. E isso irá fazer com que se gaste mais com os vidros abertos do que se estivesse com o ar ligado pois a entrada lateral do vento irá interferir diretamente em seu rendimento.
Ligue o ar uma vez por semana pelo menos
Isto é uma grande verdade para que possa circular o gás e o óleo. Faça isto pelo menos por dez minutos na semana para garantir uma lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças. Não esqueça de conferir todos os filtros de cabine para garantir que não entraram impurezas para o veículo.
Se o carro estiver muito parado no sol forte é interessante abrir os vidros para circular um ar novo antes de fechar e ligar o ar condicionado. Do contrário a troca térmica deverá demorar mais tempo dentro do carro.