Em todo o sistema de ar condicionado automotivo os filtros secadores possuem uma função muito importante nos sistemas de refrigeração e tem um papel principal de manter o sistema livre de possíveis situações de umidade, e ainda de absorver todas as partículas que acabam se desprendendo aos poucos do sistema. Por isso para esta finalidade este filtro deve ser colocado na tubulação de forma que todo o fluido poderá passar no interior do ar.
Como funcionam os tipos de filtros secadores automotivos
É interessante citarmos que um sistema automotivo conta com dois tipos de filtros secadores diferentes, sendo que um deles é do tipo reservatório de líquido e outro deverá ser do tipo acumulador. Com isto o filtro secador, segundo ele, do tipo acumulador deverá ficar depois do evaporador e tem a função principal de acumular o líquido mas de forma que esse possa ficar somente liberado em forma de vapor para ser enviado de volta para o compressor.
Procure ainda observar que os filtros tem uma função diferenciada e secadora, porém tem funções que são consideradas completamente opostas na forma que eles lidam com o seu estado de fluido. O fato de os veículos utilizarem reservatórios ou acumuladores vem diretamente ligado ao fato dos veículos contarem com uma válvula existente de expansão ou ainda tubos de orifícios.
Os acumuladores acabam desempenhando algumas funções específicas e pontuais no sistema de ar condicionado automotivo.
O dissecante
Este que acaba absorvendo toda a umidade existente do sistema.
Ele acumula todo o refrigerante líquido nas condições diferenciadas de baixa carga térmica quando o evaporador poderá reduzir toda a sua capacidade de evaporação existente do gás.
Com isto é possível proteger o compressor contra os golpes de líquido existentes.
Como é o processo de temperatura do ar condicionado
Toda a temperatura do ar passa por um evaporador e começa a diminuir com a redução das cargas térmicas, bem como a sua capacidade de evaporação do gás que também é bem reduzida. Desta forma a quantidade existente de refrigerantes de forma líquida que acaba saindo do evaporador poderá aumentar. Nestas condições de baixas cargas, o refrigerante líquido acaba se acumulando no acumulador.
A partir do momento que o refrigerante acaba se acumulando e encontrando a carcaça do acumulador ele perde a velocidade por causa de diferentes áreas. Isto faz decantar o refrigerante líquido e parte do óleo apenas liberando o refrigerante em uma forma gasosa para o compressor.
Levando isto em consideração o pequeno furo existente na parte inferior do acumulador irá dosar totalmente o retorno do óleo e o refrigerante para o compressor, evitando assim possíveis falhas de lubrificação do mesmo. De forma contrária quando a carga térmica deverá estar em alta, ele acaba então acumulando um mínimo líquido possível. Com isto se acaba balanceando toda a demanda de refrigerante existente nas variações de carga de gás térmica o que é feito utilizando equipamentos com um tubo expansor.
Assim ocorre o funcionamento do sistema do filtro secador automotivo tornando assim ideal o funcionamento do ar condicionado.