Todo o sistema de compressor é um coração do sistema do ar condicionado automotivo, e ainda sem ele não haveria uma possibilidade de refrigeração do ar condicionado do seu carro. A sua função determinada é procurar comprimir o fluido refrigerante que acaba sendo succionado ou seja, retirado do evaporador em uma forma totalmente gasosa em baixa pressão e ainda baixa temperatura liberando os fluidos em seguida para o seu condensador.
Durante todo este processo o fluido acaba ainda atingindo uma temperatura de superaquecimento existente, gerando assim um por dois efeitos, o primeiro é que este tipo de fluido ao ser comprimido deverá ser forçado a sair por um tipo de tubulação de menor diâmetro quando entrou no seu compressor.
Outro ponto que deverá ser citado é que segundo efeito é o fato de que o fluido deverá ter uma alta concentração de calor latente em toda a sua composição determinada e química, o que resulta em uma boa absorção de energia do ambiente que estiver sendo resfriado por completo. Com isto o compressor com esta função faz todos os seus fluidos refrigerantes circularem por todos os sistemas de ar condicionado automotivo.
A importância dos condensadores e dos evaporadores
Os sistemas condensadores tem uma função bastante importante para a climatização e também o resfriamento dos ambientes, é ele que é responsável por toda a transformação de fluidos gasosos aquecidos em liquefeitos dando assim início ao processo. Toda esta transformação é possível apenas graças ao sistema eletroventilador, um elemento que tem por finalidade dissipar o calor absorvido pelo seu fluido. Além disto as suas serpentinas deverão funcionar como um tipo de trocador de calor. O seu formato é bastante parecido com um radiador de veículos.
A função dos evaporadores
No caso dos evaporadores, ele tem uma absorção existente do calor que está no carro, e com isto trocando este calor pelo conforto térmico determinado. O fluido poderá passar por todas as suas serpentinas acabando por evaporar e roubar todo o calor do ambiente por uma ação do compressor que retira ainda o fluido das serpentinas determinadas e envia tudo isto para o condensador.
Todas as mangueiras são elementos existentes de ligação de todos os sistemas do ar condicionado automotivo. E ainda devem estar tudo isto em excelente estado para evitar assim possíveis fugas de fluidos no sistema de ar condicionado automotivo. Tudo isto são elementos de controle do sistema de ar condicionado nas linhas de alta e baixa pressão, quando o ar do ambiente acaba se resfriando ou ainda se aquecendo o pressostato atuando ou desligando os compressores para oferecer uma boa automatização do sistema de ar condicionado automotivo.
Além disto a explicação para isto é que se toda a temperatura do sistema de ar condicionado poderá sofrer a variação e a pressão e o volume do fluido também deverão variar. E ainda quando a pressão aumentar o módulo controlador de carro liga o eletroventilador para dissipar todo o calor. Com isto desta forma temos um ciclo que é considerado constante e que se encerra quando o motorista for determinar a sua parada.
E para finalizar temos o sistema transdutor de pressão que transmite toda a variação do sistema do ar fazendo um contato constante com o resto do módulo controlador do veículo.