Os veículos mais antigos eram desprovidos deste importante equipamento, ofiltro secador, porém é possível encontrar modelos para adaptação em lojas especializadas.
Como exemplo, podemos citar o Ford Fiesta 2003, que participou da matéria Avaliação do Reparador em fevereiro deste ano, o qual não possuía o filtro secador, porém era equipado com ar-condicionado.
O filtro secador torna-se um importante aliado da saúde, com função de reter ácaros, fuligem e particulados nocivos.
AR Condicionado AUTOMOTIVO
Filtro Secador
Os sistemas de ar condicionado exige uma vistoria periódica para que possam ser diagnosticados eventuais problemas com antecedência, justamente para nos momentos mais críticos, como um congestionamento longo e demorado no sol quente, o ar condicionado não pare de funcionar.
Sim, a cena é quase um filme de terror, o calor, o estresse e sem a sensação térmica desejada, torna o momento quase impossível de suportar, e devido a esta situação que muitos fogem, é necessário a manutenção constante.
A Peça
O mecânico deve realizar determinados testes no ar condicionado para detectar possíveis falhas, devendo o motorista escolher principalmente um mecânico de sua confiança. Caso o ar não esteja apresentando problemas notórios, o mecânico deverá conferir a higienização do ar condicionado, realizando uma limpeza completa, de modo que não danifique o filtro devido a sujeira.
Esta manutenção serve primeiramente para que o funcionamento do ar condicionado não seja prejudicado devido a determinados resíduos ou sujeiras que absorve durante seu funcionamento, devendo então ser trocado o filtro secador sempre que for trocado a carga de gás, neste caso, deve ser seguido a sugestão do fabricante.
O Veículo
Alguns veículos não possuem o filtro secador, que serve para absorver a umidade, porém, o mesmo poderá ser aplicado posteriormente, desde que o ar condicionado seja compatível com a peça ou até mesmo o ar condicionado apresente opção para que o filtro seja inserido. Muitas pessoas utilizam carros tão antigos que nem mesmo possuem ar condicionado instalado, nestes casos, é possível inserir o sistema completo de ar condicionado para que a sensação térmica do veículo fique melhor.
A compatibilidade da peça é importante, pois dificilmente o filtro terá um bom funcionamento ou uma ampla vida útil, se sua compatibilidade com as demais peças do ar condicionado não se complementarem. A troca da peça ou mesmo a limpeza dela, deve ser feita com cuidado e de preferência por um profissional que realize os testes necessários antes da manutenção, no entanto, se preferir e garantir um bom funcionamento faça você mesmo. Na internet é possível encontrar alguns tutoriais de como estas peças devem ser trocadas, normalmente o passo a passo vem descrito em texto, permitindo que o motorista tenha um melhor entendimento sobre os principais pontos de preocupação. Todo o procedimento é realizado dentro de no máximo uma hora, desde a retirada, limpeza e colocação, além de verificar o funcionamento do ar condicionado posterior a todo o processo de limpeza, já a troca, deve ser feita com cuidado inserindo a nova peça com delicadeza e firmeza, e novamente, se não considera seguro, opte pelos serviços de um profissional mecânico de confiança.
O filtro secador obstruído compromete a dimensão que o ar condicionado possui, ou seja, se o mesmo é capaz de gelar todo o ambiente de um automóvel, com a obstrução do filtro, é possível que a refrigeração se limite aos bancos da frente ou de forma mais fraca no veículo, sendo assim o principal sintoma a definir o momento de uma manutenção especificamente no ar condicionado.