O ar condicionado automotivo é muito requisitado no verão, e ele é essencial para todos os motoristas que apenas se sentem seguros com os seus vidros fechados, ele funciona a base de um gás de refrigeração e merece uma boa atenção especial.
O contrário do que muitas pessoas dizem a respeito, o gás do ar condicionado veicular não envelhece nem gasta, apesar de ele não estar livre de vazamentos que são muito comuns principalmente se você andar muito em pisos acidentados. E tanto quanto o carro o ar condicionado merece também cuidados especiais para funcionar bem, e deverá ser ligado ao menos uma vez por semana.
Quais são os tipos de problemas mais comuns com o ar condicionado veicular
Em torno de 70% de todos os problemas se devem a um vazamento, mas também são bastante comuns as reclamações relacionadas a parte elétrica e as cargas excessivas de gás natural e ainda durante a manutenção o que poderá ser explicado por uma desinformação do proprietário bem como serviços não qualificados. E por isso nada mais indicado do que instalar os equipamentos adequados e sempre procurar por um local onde os mecânicos de ar forem responsáveis pelos serviços.
Muitos hábitos poderão melhorar o funcionamento do ar, bem como a vida dos motoristas, confira algumas dicas a seguir.
De sol a sol, tenha cuidado.
Você deixou o seu carro estacionado em sol forte, nada pior do que enfrentar aquele calor dentro do seu veículo. E muitas vezes o motorista fecha os vidros e liga o ar. Mas o que é ideal é deixar os vidros um pouco abertos por alguns minutos e com o ar ligado, e depois os fechar, assim todo o ar quente é dissipado e dará lugar ao ar mais frio.
Outra dúvida bastante comum é relacionada a uma utilização correta de recirculação. Este tipo de recurso acaba propiciando um bom resfriamento mais rápido dos automóveis e ainda poderá impedir que o ar externo possa entrar no carro, o que é ideal para diversas situações de trânsito pesado, como também com muita fumaça e poluição. Apesar disto a recirculação deverá fiar ativa pelo menos quinze minutos depois ser desligada evitando assim uma sobrecarga do equipamento.
Para todos os modelos de carros o equipamento de ar condicionado é o mesmo/
Na verdade não, a diferença está para os modelos 1.0 e para todos os outros modelos os equipamentos são similares mas nos carros 1000 o compressor deverá ser um pouco menor para que não aumente muito o peso do seu veículo e nem mesmo altere todo o seu rendimento.
Muitos especialistas acabam aconselhando aos proprietários de modelos 1.0 a realizar a compra do veículo já com ar condicionado de fábrica. Tudo isto para evitar uma possível dor de cabeça na hora de instalar o aparelho no mercado paralelo pois muitas vezes as oficinas não utilizam compressores corretos e o funcionamento do ar fica comprometido.
Menos potência também pode gerar problemas, se seu compressor não for adequado o carro poderá perder potência que o motorista corre o risco de ter seu carro apagado no meio do trânsito.