Componentes do Ar Condicionado Automotivo

Conheça como funciona um sistema de ar condicionado automotivo

Componentes do ar condicionado automotivo

O Compressor é o coração do sistema de ar condicionado automotivo, sem ele não haveria possibilidade de refrigeração do ar condicionado de seu carro. Sua função é comprimir o fluido refrigerante que foi succionado (retirado) do evaporador na forma gasosa em baixa pressão e baixa temperatura, liberando este fluido em seguida para o condensador. Nesta etapa, o fluido atinge uma temperatura de superaquecimento, ocasionado por dois efeitos: o primeiro é que este fluído ao ser comprimido é forçado a sair por uma tubulação de menor diámetro que quando entrou no compressor. O segundo efeito é o fato do fluido ter alta concentração de calor latente em sua composição química, o que resulta na absorção da energia do ambiente que está sendo resfriado. O compressor com esta função faz o fluido refrigerante circular por todo o sistema de ar condicionado automotivo.

O Condensador tem uma função muito importante para a climatização e o resfriamento de ambientes, ele é responsável pela transformação do fluido gasoso aquecido em liquefeito dando início ao processo. Esta transformação se é possível graças ao eletroventilador, elemento que dissipa o calor absorvido pelo fluido. Suas serpentinas funcionam como um trocador de calor. Sua forma se assemelha ao radiador do carro.

O Filtro secador retêm as impurezas e armazena pequena quantidade de fluido para complementar a vedação de todo o sistema de ar condicionado automotivo.

A Válvula de Expansão do fluido controla seu fluxo em todo o sistema do ar condicionado automotivo. Cada vez que aciona o botão de controle do ar condicionado automotivo, o motorista monitora a capacidade do sistema impedindo ou liberando a passagem do fluido controlando o resfriamento do ambiente.

No Evaporador acontece a absorção do calor que está no carro, trocando este calor pelo conforto térmico. O fluido passa por suas serpentinas evaporando-se e roubando o calor do ambiente pela ação do compressor que retira o fluido das serpentinas e envia para o Condensador.

As Mangueiras são elementos de ligação de todo o sistema do ar condicionado automotivo. Devem estar sempre em excelente estado para evitar fugas de fluido no sistema de ar condicionado automotivo. Os pressostatos são elementos de controle do sistema de ar condicionado automotivo nas linhas de alta e baixa pressão. Quando o ar do ambiente se resfria ou se aquece o pressostato atua ligando ou desligando o compressor para proporcionar automatização do sistema de ar condiconado automotivo.

A explicação para isto é que se a temperatura do sistema de ar condicionadosofrer variação, a pressão e o volume do fluido também irão variar. Quando a pressão aumenta, o módulo controlador do carro liga o eletroventilador para dissipar o calor. Desta forma, temos um ciclo constante que sí se encerra quando o motorista determina sua parada.

Por fim, temos o Transdutor de Pressão, que transmite toda esta variação no sistema do ar condicionado fazendo contato constante com o módulo controlador do veículo. Estas informaçães são microprocessadas e servem para deixar o controle do sistema do ar condicionado automotivo de acordo com a temperatura solicitada pelos passageiros do veículo.