Para que o sistema de ar condicionado automotivo possa funcionar e ainda promover um conforto determinado térmico é fundamental e necessário que um sistema de refrigeração possa ser montado no veículo de forma diferenciada. Praticamente todos os veículos hoje, sendo novos saem de fábrica com este tipo de sistema ou com a sua espera. E para entender um pouco mais o funcionamento do sistema procure observar todos os itens destacados bem como os seus detalhes técnicos analisando a função de cada uma das partes.
O condensador
O condensador é uma peça bastante interessante do ar condicionado automotivo, e ela tem uma função bastante importante para a climatização, bem como todo o resfriamento existente dos ambientes, ele é bastante responsável por transformar todo o fluido gasoso aquecido em um fluido liquefeito dando assim início a todo o processo. Esta é uma transformação que deverá ser apenas possível graças a um eletroventilador, o que é um elemento que poderá dissipar todo o calor que é absorvido pelo fluido existente. Com isto as suas serpentinas funcionam como um bom trocador de calor, e a sua forma é bastante parecida ao radiador do carro.
O filtro secador
O filtro secador tem a função principal de reter as impurezas e ainda armazenar uma pequena quantidade de fluido para complementar toda a vedação realizada do sistema.
A válvula de expansão do fluido
O sistema da válvula de expansão do fluido tem como o objetivo principal e final controlar todo o seu fluxo em todo o seu sistema. Com isto cada vez que acionar os botões de controle do ar, o motorista deverá monitorar todas as capacidades existentes do sistema, procurando impedir assim ou liberando anda uma passagem de todos os fluidos controlando o resfriamento existente do ambiente.
O sistema de evaporação
No caso do sistema evaporador é lá que ocorre toda a absorção do calor que está no carro, trocando assim este calor por um conforto térmico. Todo o fluido deverá passar por diversas serpentinas evaporando assim, e ainda roubando todo o calor do ambiente pela ação do compressor que deverá retirar o fluido das serpentinas enviando isto tudo para o condensador.
As mangueiras
As mangueiras por sua vez são elementos diversos de ligação de todo o sistema determinante de refrigeração, o que deverão estar sempre em um excelente estado para evitar possíveis fugas de fluido existentes do sistema.
O trabalho dos pressostatos
Estes são elementos fundamentais de controle do sistema nas linhas de alta e também de baixa pressão. Com isto quando o ar do ambiente acabar se resfriando ou ainda se aquecendo todo o pressostato atua ligando ou ainda desligando o compressor para proporcionar uma boa automatização do sistema.
Com isto a explicação é que a temperatura do sistema poderá sofrer variações, e a pressão e o volume do fluido deverá também variar. Quando a pressão aumentar o módulo controlador do carro acaba ligando assim o eletroventilador para dissipar o calor, e desta forma temos um ciclo constante que finaliza apenas quando o carro é desligado.