Direção Hidráulica

A direção hidráulica, ou direção assistida, foi inventada nos Estados Unidos e utilizada pela primeira vez pela montadora Chrysler, em 1951, com o nome original de Hygraguide. De lá até os dias de hoje as montadoras têm inserido esse tipo de recurso em mais e mais automóveis, e atualmente praticamente todos os carros têm pelo menos a opção de possuírem o recurso disponível. Desde que a tecnologia foi introduzida, para que pudesse deixar as manobras dos carros mais suaves e leves, os carros sem direção hidráulica passaram a ser considerados ultrapassados. Isso porque uma pessoa que dirige com a direção assistida não retorna ao modelo tradicional, encontrando dificuldades para se readaptar à s manobras duras e mais difíceis.

Como funciona?

Com a ajuda de uma correia, uma bomba de válvula rotativa fornece pressão hidráulica a um conjunto de cilindro e êmbolo, com uma pressão que é auxiliada pela força do motor através de outra correia. Há ainda uma válvula de escape que funciona para dar vazão ao excesso de pressão no sistema, que poderia inutilizá-lo rapidamente. Há um fluido que é funciona como a engrenagem central do sistema, e que é responsável pela diferença de pressão em dois lados distintos de um cilindro. As válvulas que controlam esse sistema serão então acionadas pelo movimento rotacional do volante ou pela deflexão das rodas do veículo. Dessa forma, quando o volante dá o comando a válvula escolhe um lado de acordo com a necessidade indicada por esse movimento. A partir daí, os cilindros recebem fluido ou têm vazão de fluido, pressionados por um êmbolo de pressão, compensando a força necessária para cada lado do movimento que direciona o carro. Esse êmbolo recebe pressão idêntica quando o sistema de direção está em repouso, por exemplo, já que nenhuma força extra é requerida pelo movimento. Essa pressão dependerá unicamente da força de rotação aplicada pelo condutor do veículo.

Componentes principais

A direção assistida comum é composta por várias ferramentas interligadas na engrenagem do carro, e são responsáveis pela transmissão e execução dos movimentos executados pelo motorista aos eixos e às rodas. Logo abaixo do volante encontram-se a válvula rotativa e a caixa de direção que são responsáveis pela comunicação direta do movimento vindo do volante e à transmissão desse movimento às partes envolvidas no movimento do veiculo. A válvula rotativa é fundamental para a indicação total de assistência ao motorista somente quando o veículo precisa, sem movimentos desperdiçados e executando toda a assistência na hora exata. Próximo desses componentes está a bomba e a polia. A bomba é chamada e bomba rotativa de palhetas, e é acionada pelo motor do carro. A função dessa bomba é o fornecimento da energia hidráulica para a direção, através de um conjunto de palhetas que giram no interior de uma câmara. Quando as palhetas giram por acionamento de uma polia e uma correia, sugam o fluido hidráulico sob baixa pressão e o expulsam sob alta pressão, gerando a energia necessária para que o sistema auxilie a direção do condutor.

Sistemas elétricos de direção assistida

O sistema de condução elétrico utiliza sensores binários (analógicos) para identificar precisamente a quantidade de força necessária, e um sistema computadorizado aplica a potência através de um motor elétrico instalado no sistema. Esse sistema inventado há pouco tempo tem a vantagem de uma precisão muito maior na detecção de vários níveis de força necessários, para que cada movimento possa ser executado com a força ideal e o condutor tenha maior controle do veículo, utilizando menos força. Esse sistema é também vantajoso no que diz respeito ao consumo de combustível, mas está limitado a carros pequenos, devido a limitações de amperagem que determinam a potência máxima do motor.

Servitronic

O tipo de direção servitronic é moderno e diferenciado, estando disponível apenas em alguns modelos de carros. A diferença básica desse modelo para os demais é que ele mede a necessidade de força a condução do motorista de acordo com a velocidade em que o veículo se encontra. Um sensor mede a velocidade no determinado momento e envia as informações ao sistema de direção assistida para que esse possa oferecer a força ideal para aquela curva ou movimento.