Dentro de pouco tempo a direção hidráulica sofrerá alterações que são previstas pelos sistemas mais modernos em operação nos veículos de hoje. Nos sistemas atuais, o bombeamento de fluido para a direção hidráulica é feita constantemente, o tempo todo, e isso consome combustível em momentos de inutilidade. Por isso, os novos sistemas que virão por aí substituirão por componentes puramente eletrônicos, a ligação e engrenagem hoje existente entre o volante e o sistema hidráulico. Toda a medição de força e necessidade será recebida por sensores eletrônicos precisos, que enviarão eletronicamente ao sistema hidráulico a quantidade exata de força necessária para a manobra do carro, no momento exato que ela for requerida pelo automóvel. Esse sistema contaria com diversos tipos de sensores eletrônicos, para medir exatamente o que o veículo está fazendo e para que direção precisa ir, e com isso eliminaria toda a árvore de direção do carro, economizando espaço no compartimento do motor e reduzindo significativamente o ruído e a vibração do funcionamento do carro em movimento.
As grande novidades em sistemas avançados foram apresentadas pela General Motors, em um sistema totalmente computadorizado que mede, conduz e salva informações importantes sobre os principais componentes da direção do carro. Nesses novos sistemas, todos os movimentos serão detectados, medidos e direcionados por componentes eletrônicos, e o motorista poderá realizar ajustes e selecionar suas preferência apenas com a ajuda de pequenos comando por botões. O sistema salva eletronicamente as preferências através de um software, e guarda tudo o que aquele motorista precisa para sua condução ideal. É possível também a especificação de diversos “perfis” de direção, onde cada condutor que opera aquele veículo pode escolher condições diferentes, e quando entrar no veículo ajustá-lo para si, apenas pressionando alguns botões. Os sistemas modernos são bem parecidos com a utilização de hoje do volante nos principais jogos do gênero, que captam através dos movimentos todas as necessidades da direção e condução no veículo e as aplicam na hora exata.