Então, vamos atuar aqui o nosso termostato e a gente vai ter o acionamento do sistema. A partir desse momento, a nossa placa foi energizada por essa bobina, ela teve o arraste aqui, como essa polia já estava em funcionamento, ela começa a acionar o nosso compressor. E a gente vê os pistões aqui trabalhando (é dessa forma mesmo que ele vai trabalhar). Sucção e a compressão, então, aqui a gente tem o fluido sendo succionado, então, nós vemos essa placa, uma placa de válvula, no momento que é succionado, ela se abre e o fluido entra dentro da câmara e, nesse retorno, ele é comprimido. Então, essa válvula de sução se fecha, a válvula de compressão se abre e aqui é um ciclo constante, ou seja, succiona – abre essa válvula, comprime – abre essa outra e, quando ele succiona, ele fecha aquela válvula, fecha o fluxo do fluído. Isso acontece em todos os pistões, e eles são levados para um único lugar, que seria, aqui, a descarga, e são trazidos para essa outra tubulação, que é a de sucção. Quando vocês pegarem os arquivos, vocês vão ter aqui onde está o eixo, ver as esferas, a tampa. Vamos ter um outro arquivo que vai falar um pouco mais sobre compressor em detalhe, e vamos estudar cada um desses componentes internamente. Então, nesse primeiro momento, é mais para podermos entender como que funciona aqui o fluxo. Vamos para os detalhes. Vai ter algumas explicações aqui, não vamos entrar em muitos detalhes. Ele coloca aqui o fluido, ele entra no sistema (a pressão entre 10 e 50 PSI, que seria a nossa pressão de baixa), e ele é comprimido e descarregado no circuito a uma pressão de 80 a 250 PSI, que seria a nossa pressão de alta. Nós iremos também ver isso com mais detalhe. Ele traz para gente, aqui, mais mostrando a montagem. Nós temos o eixo, temos aqui nosso stator, que seria a nossa bobina mesmo, vai um anel aqui de trava, depois a gente tem o rolamento, tem a trava e então vem a nossa polia, o chaveta, a placa de arraste, uma arruela de pressão, e a porca. Ele deixa um detalhe aqui, é muito importante isso, que, no momento da montagem do compressor e dessa placa da polia, nós devemos considerar esse 0,6 a 1mm de folga entre essa placa de arraste e o rotor aqui. Aqui ele mostra o canal do óleo, onde tem a lubrificação, o óleo sempre fica depositado dentro do compressor, e aqui a gente tem a ignição. Aqui a gente percebe a correia do motor do nosso carro, e nesse momento que só está o motor ligado, como a gente comentou anteriormente, não há atividade dentro do motor, ou seja, essa placa não foi, ainda, energizada, arrastada e atracada com essa polia para que realmente inicie o funcionamento do compressor aqui. Então, no momento que a gente liga a embreagem eletromagnética, estou mostrando nesse caso aqui o óleo em movimento e vamos lá para o circuito agora.


Aqui, ele está demonstrando para a gente o nosso compressor, as polias do motor, a polia do compressor do ar-condicionado, as válvulas de descarga, nosso filtro (filtro secador ou filtro acumulador), evaporador. Então, essa parte aqui vai estar dentro do nosso painel. E, aqui, seria o eletro-ventilador e o nosso condensado, que vai estar à frente do nosso radiador, dentro do cofre do motor. Quando a gente está com o sistema parado, nós temos essas pressões equalizadas, que vai gerar aqui em torno de 100-115 PSI, mas as suas vão estar com a mesma pressão equalizadas. E gente vai poder encontrar isso em até 90 PSI, 115 PSI, isso vai depender muito da região que ele se encontra, da temperatura. De acordo com a temperatura, a gente tem uma pressão específica. Ventilação, que aqui seria o nosso eletro-ventilador dentro do nosso carro, nosso ar interno e, no momento que eu ligo o nosso ar-condicionado, aí então eu começo a ter o nosso fluxo do fluído e tenho também o nosso eletro-ventilador aqui para a gente poder ter a nossa troca de calor no condensador. Então, aqui a gente vai ter o nosso condensador, nosso evaporador, o compressor, a parte de sucção na parte de descarga.