Os kits de ar condicionado automotivo tem um funcionamento ideal e consiste principalmente em realizar uma troca de temperatura do ambiente interno pelo externo. Tudo isto acontece através de uma passagem de ar pela serpentina deste evaporador utilizado.
Toda a refrigeração existente do sistema de ar condicionado automotivo é possível devido a diversas mudanças do estado dos refrigerantes o que estão em um momento em estado líquido em alta pressão, e em outro em estado gasoso em baixa pressão.
Com isto ao modificar deste estado líquido para o gasoso, o que chamamos de um processo de evaporação, é possível absorver o calor do ar dentro do seu habitáculo procurando assim superaquecer todo o gás refrigerante, o que é a função específica do kit de ar condicionado.
O gás refrigerante que é utilizado em sistemas de ar condicionado hoje é utilizado de forma diferenciada e regulamentado para não danificar a camada de ozônio, e o gás que é chamado de R134a muda sempre de estado físico passando de líquido para gasoso e do gasoso para o físico conforme as condições de sua pressão e de sua temperatura existentes nos sistemas.
Como acontece a circulação do sistema de gás refrigerante
Podemos dizer que para que todo o gás refrigerante possa circular por todo o sistema existe uma necessidade de um compressor que seja apropriado, e por isso vale a pena utilizar um kit de ar condicionado automotivo de grande qualidade. O compressor de ar condicionado ao ser acionado acaba produzindo uma diferente onda de comprimento do fluido refrigerante constantemente procurando assim aumentar a temperatura e a pressão de todo o sistema.
Em seguida o fluido que ainda está em estado gasoso vem direcionado por muitas tubulações ou ainda mangueiras de alumínio até o Condensador de calor, o que é localizado na dianteira do veículo e vem geralmente á frente dos radiadores de motores. Desta forma ele poderá exercer uma função de efetuar o processo retirando todo o calor do fluido refrigerante e assim baixar a temperatura e ao mesmo tempo passar de estado gasoso para a pressão passando por um filtro que é chamado de filtro secador. O filtro secador tem uma função de filtrar todas as impurezas do fluido refrigerante, e ainda poderá reter toda esta sujeira que venha a danificar outros componentes de sistema de ar condicionado, tendo ainda como uma função principal absorver toda a sujeira.
Assim que ele estiver totalmente limpo, os fluidos refrigerantes em estado líquido acabam sendo levados diretamente para uma válvula de expansão onde com uma queda de temperatura consequente ele acaba transformando o fluido em pequenas gotículas semelhantes a desodorante em spray.
Neste ponto que o evaporador poderá gelar uma temperatura suficiente o que é regulada por um termostato bem como uma embreagem no compressor de ar condicionado, com a finalidade de não chegar a formar gelo na serpentina do seu evaporador. Com isto o ventilador possui uma massa de ar que é retirada do interior do veículo. Os sistemas e kits de ar condicionado veiculares podem ser encontrados por valores a partir de R$ 1900 fora a instalação.