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Experiência de Mercado no Setor de Ar Para Carros

Ar Condicionado Automotivo

Ao longo destes anos, atendi mais de 10.000 clientes com problemas de ar-condicionado automotivo. O que eu ganhei com isso? Posso dizer que aprendi e desenvolvi técnicas e soluções altamente eficazes, rápidos e econômicos, e o melhor de tudo isso, foi que também criei uma forma de treinamento que mais deram resultados. E, se você ficou interessado nessa grande oportunidade, ela existe. Hoje, são mais de 70% dos carros que saem da montadora com ar-condicionado de fabrico, isso mesmo, já vem o item de série. É um problema que poucos sabem resolver e que representa o potencial de vendas gigantesco do seu negócio. Ao longo da minha trajetória, já tive vários funcionários, e muitos deles que não sabiam nada, nem apertar parafuso, hoje já são grandes profissionais na área, ganhando muito bem ou até são donos de suas próprias oficinas, isto depende do que você quer ser. Para mim, o que me deu mais satisfação foi poder transformá-los.

Eu sou o um profissional que trabalha com ar condicionado automotivo, estou aqui com um mecânico e ele fez parte do nosso treinamento de ar-condicionado automotivo, e o mecânico   implantou o sistema de ar-condicionado em vários carros depois do treinamento. E aí mecânico, o que você achou do treinamento do sistema de ar-condicionado?

Mecânico: foi um treinamento bastante enriquecedor, a gente não tinha esse conhecimento de ar-condicionado, era um serviço que a gente perdia para as outras oficinas, às vezes a gente deixava de fazer, às vezes a gente mandava o nosso cliente para outro local para estar fazendo esse tipo serviço, e a gente deixou de fazer isso. Com esse treinamento, a gente conseguiu enriquecer a equipe, enriquecer os nossos técnicos com mais informações, e enriquecer a nossa gama de serviços, era um serviço que a gente não oferecia e passou a oferecer devido a esse treinamento, e o pessoal da Arcon deu um suporte para a gente também até depois do treinamento, com alguma dúvida, sempre que a gente tem dúvida, a gente liga pro pessoal da Arcon, foi bastante enriquecedor.

Profissional Ar Para Carros: legal mecânico. Bom gente, esse foi o depoimento do mecânico.

Exite segredo na “Carga de Gás Automotivo”?

Equipamentos São Necessários Para Uma Manutenção de Qualidade do Ar do Carro

Está sem equipamento? Não tem muito dinheiro para investir? Sem problemas! Vou te ensinar como começar com o mínimo de equipamentos possíveis e ainda irei te dar as dicas e as diferenças de qualidades das marcas que existem no mercado, para você comprar certo de primeira e não ficar gastando com coisas que não precise.

Fundamentos básicos e componentes e mão na massa.

Carga de gás, pressões de trabalho, dos problemas mais comuns e testes de eficiências, e o que mais deu certo em muitos anos.

Filtro Acumulador Automotivo (2)

Eu sou um profissional que trabalha com ar condicionado automotivo, estou aqui com o mecânico, ele é um profissional de Ar Condicionado Automotivo, e vamos perguntar para ele o que ele achou, ele está aqui no Centro Automotivo, e também participou desse treinamento. E aí mecânico, o que você acha do trabalho de ar do carrdo?

Sistema de Ar Condicionado Automotivo (2)

Mecânicos: Trabalhem com Ar Condicionado Automotivo

controle do ar condicionado automotivo
controle do ar condicionado automotivo

E aí meu amigo mecânico, que beleza, que legal que você está nesse artigo. Nesse artigo eu vou te mostrar como você aumentar o seu faturamento da sua oficina, de 2.000,00 até 10.000,00, ainda esse mês com ar-condicionado automotivo, começando agora. E mais, atendendo os mesmos clientes que você já tem, os carros que você já tem aí na sua oficina, agora, nesse exato momento, o que você acha? É bom ou não? Bom, né?! Vamos lá.

Vamos começar com o gás, o fluido refrigerante R134 A, o gás mais utilizado ao sistema automotivo, um dos mais utilizados, mas será que ele pega fogo? Ele queima? Ele é tóxico? Será que ele acaba? A cada quanto tempo eu tenho que dar uma recarga? Será que eu posso ligar o ar-condicionado coma janela aberta? Será que eu consigo fazer uma carga de gás sem precisar terceirizar? Fique comigo até o fim desse artigo, que irei te mostrar uma grande oportunidade.

Vou te explicar como funciona esta oportunidade que poucos mecânicos sabem, isto porque, há um tempo atrás, só 5% dos veículos tinham ar-condicionado, e agora quase todos estão vindo de série.

Pense comigo, quantos carros com ar-condicionado tem aí na sua oficina agora? Amanhã você poderia ganhar 2,3,5,10 mil reais só com a manutenção deste mês. Imagine quanto você iria ganhar ao longo dos meses, ao longo do ano. Você já pensou que você poderia estar ganhando dinheiro agora, com o serviço mecânico que você já está fazendo aí na sua oficina? Você só não faz, porque não sabe como funciona, e às vezes acaba tendo que terceirizar um serviço que você mesmo poderia fazer.

Eu tenho certeza do poder desta informação, e que você poderá fazer mais serviços agregando valor e renda para você e sua família.

Eu sou um profissional que trabalha com ar condicionado automotivo.

Porém, até chegar onde cheguei, tive muitas dificuldades de conseguir informações, penei muito, mas tinha muita força de vontade, cheguei até a pensar em desistir; desistir de abandonar a oficina do meu pai, fora os contratempos etc., mas a paixão pelos carros e de consertar carros, e no caso de ser um especialista em ar condicionado automotivo, fez com que eu me superasse de algumas frustrações. Uma das piores sensações é não conseguir resolver um problema por falta de informação, ou falta de peça, ou ferramenta, mas a pior das frustrações seria saber depois que o carro foi embora e que era simples de resolver. Aí, eu decidi “tenho que conseguir isto”, e fui na luta para conseguir um mínimo de informação segura para poder trabalhar corretamente. Consegui fazer muitos contatos, desde o pessoal de concessionarias e até fabricantes de componentes automotivos.

Quando nem esperava, apareceu o pessoal para fazer algumas matérias de ar-condicionado para eles. Foi legal, pois estava dando algumas dicas úteis para o setor. Na época, me senti até importante.

Depois o negócio começou a crescer. Devido ao calor, a demanda de veículos com ar condicionado foi crescendo, e de uma maneira exponencial. Até que um dia fiz uma matéria de ar-condicionado automotivo para um programa de TV da globo, a autoesporte.

Muitos clientes e mecânicos vieram me falar que gostaram e elogiaram o que fiz. E, depois, fiz uma matéria sobre ar condicionado automotivo para o Web Motors, fora algumas entrevistas que dei por rádio.

Após alguns anos, descobri técnicas de como melhorar a eficiência e também alguns segredos de alguns fabricantes. Depois de obter alguns segredos de como consertar e efetuar as manutenções com alguns grandes especialistas, o desafio foi como atender e vender os serviços.

Ciclo de Refrigeração Parte 2

Ar Condicionado Automotivo – Ciclo de Refrigeração

Sistema de Ar Condicionado Automotivo (2)

Dentro da nossa válvula de expansão, ele também explica 3 tipos de válvulas: válvula termostática, que a gente pouco encontra; a mais usada é essa aqui, a tipo block, é a válvula mais utilizada hoje em dia; e também existe essa daqui, usada muito em sistema (refrigeração comercial usa bastante), a gente tem o bulbo aqui, vamos entender aqui os funcionamentos, mas a mais usada é essa daqui, é a block. E aqui tem um gráfico muito interessante também, pois ele explica como funciona a válvula. Então a gente tem a que vem do filtro secador (vamos voltar lá na figura), o filtro está aqui, o gás está sendo comprimido por essa entrada dessa válvula, a gente tem uma saída da válvula, que é a saída para o evaporador, tem o retorno, mas a gente percebe que tem um bulbo aqui que fica capturando o líquido aqui também circulando, e nós vamos entender porque. A gente vê um bulbo aqui encostando no tubo; esse bulbo aqui vai ficar captando a temperatura. O funcionamento dele seria captar essa temperatura (aquele bulbo) para ele poder começar a promover o funcionamento desse folizinho aqui que, través da pressão, a temperatura nesse bulbo – aqui tem um outro líquido também, de acordo com a temperatura ele vai expandir ou retrair, fazendo com que essa agulha abra ou feche mais o fluxo do gás vindo do filtro secador.

Sistema de Ar Condicionado Automotivo (1)

A gente percebe aqui, se ele abre eu tenho mais fluído, se ele fecha eu tenho menos. E na saída é a mesma coisa, abriu, entrou mais também e saiu mais fluído – E ele vai trabalhando dessa forma ali, então, ele vai captando a temperatura ali da saída e vai deixando passar mais ou menos gás aqui na válvula de expansão. Isso aqui é muito interessante, porque é essa válvula que vai fazer esse controle automaticamente; de acordo com a temperatura, se eu tiver aqui 0°C, ele vai fechar essa válvula, impedindo a passagem do gás aqui para que eu consiga ter uma troca maior aqui ou menor. Um carro pode estar já bem gelado internamente, com uma temperatura agradável, então, ele vai começar a promover o desligamento do sistema através da pressão. No momento que eu fecho essa válvula, eu tenho uma queda de pressão aqui, e a gente aprendeu lá que o sistema tem que estar a 25 PSI, no mínimo, para poder funcionar. Então, seu eu tenho uma queda a -0°C aqui, eu vou ter menos de 28 PSI, então, eu já não preciso que o nosso sistema funcione, então, ele desliga o compressor, através do relê, através do pressostato, ele vai desligar. Bom, para finalizar, eu vou falar um pouco mais sobre o nosso filtro, na verdade, vamos falar sobre um outro componente que a gente citou do nosso circuito, que são os pressostatos. Aqui nós temos um pressostato de alta e temos um pressostato de baixa, e os dois estão conectados na linha de alta. Aqui tem um outro pressostato, que é um pressostato de arrefecimento. Geralmente, também, a gente pode encontrar esses pressostatos conectados não diretamente no filtro, mas conectado aqui na tubulação, na tubulação de alta, e o pressostato de baixa aqui, talvez, em alguns casos, na tubulação de baixa. No nosso exemplo, ele está na nossa linha de alta, e os dois conectados ao nosso filtro secador, o filtro acumulador. Então, vamos começar aqui pelo nosso pressostato de baixa, ele traz aqui uma explicação, fala da localização dele e que a função é interromper o circuito da embreagem eletromagnética, caso ocorra uma despressurização ou um vazamento do gás. Então, aqui ele mostra a construção interna do pressostato, a gente vê os contatos, o contato móvel, o contato fixo, esse vai se movimentar de acordo com a pressão aqui, a gente tem um diafragma e a gente tem a pressão em cima desse diafragma que vai fazer aqui o contato e, com isso, fechar o circuito. Então, a gente já vai ver isso aqui no nosso desenho, clicando aqui, começou a pressão, 225 PSI (que a gente falou ali da nossa pressão de alta) e, como a gente comentou, havendo pressão dentro do sistema, esse contato vai estar sempre fechado, então, um pressostato normalmente fechado. Ligou a ignição, então, a gente já tem aqui circulando a corrente elétrica e, com isso, nosso compressor vai entrar em funcionamento. Vamos supor aqui que ocorra um vazamento, a gente tem aqui “simular vazamento”, percebemos a pressão aqui caindo, chegou a 28 PSI, já ocorreu o desligamento, justamente porque essa pressão abaixo de 28 PSI é insuficiente para fechar esse contato e, com isso, ele desliga o sistema para proteger o nosso compressor.
Vamos para o pressostato de alta agora. Ele também explica aqui, ele atua na parte de alta pressão pra segurança e também é localizado no filtro secador. É a mesma coisa: interromper o circuito da embreagem eletromagnética, caso ocorra excesso de pressão no sistema. Então, aqui seria ao contrário, a gente clicando aqui, temos uma pressão variando, chegou a 450 PSI, já ocorreu desligamento. Vamos de novo lá, 170 PSI, subindo a pressão e, por segurança, ele vai desligar. Tendo uma pressão normal, que é aquela que a gente comentou, a equalizada a 115 PSI (aqui ele está colocando 170 PSI, mas ele vai estar sempre, normalmente, ligado), então, sempre que a gente acionar o sistema, sempre que o sistema for acionado, ele vai estar sempre, normalmente, ligado. Ocorreu algum problema no sistema, começou a subir a pressão, ele vai desacoplar o compressor. O pressostato de arrefecimento, através do nosso relê, como ele está explicando aqui, quando a pressão do circuito de alta atingir 200 a 225 PSI, ou seja, quando atingir 200-225 PSI, ele vai entrar aqui com a ventilação para ajudar a forçar a ventilação aqui no nosso condensador para que a gente consiga obter dentro do nosso ciclo de refrigeração, a condensação do nosso fluído refrigerante. Vamos clicar aqui para a gente observar: 225/215, abaixou, desligou, ele vai ficar variando, conforme a pressão vai subindo, ele entra com a ventilação, ele vai ajudar aqui o resfriamento do fluído e, com isso, a pressão cai novamente e ele desliga aqui o nosso ventilador através desse relê.A construção é o mesmo do outro pressostato, e é assim que ele funciona. Então, voltando ao circuito, falamos aqui desses três pressostatos, hoje em dia, nós temos também pressostatos, na verdade, os três dutores de pressão fazem praticamente todo esse trabalho desses pressostatos, eles são encontrados em um único pressostato o trabalho da parte do controle da pressão na baixa e da pressão de alta , ocorre um vazamento, ele atua baixando a pressão, ocorrendo uma outra pressão ele também vai desligar o compressor, e também vai trabalhar gerenciando a parte da ventilação aqui, da primeira/segunda velocidade do nosso eletro-ventilador no condensador, tudo isso através do transdutor já ligado diretamente ao módulo. Então, é muito importante também a gente ter um conhecimento, um pouco da injeção, um pouco sobre como funciona o módulo, pois hoje em dia os carros atuais já utilizam muitos desses controles usando transdutores de pressão, em alguns casos vamos encontrar muitos pressostatos ainda, em alguns veículos, mas hoje também a gente vai encontrar os transdutores.
Bom, acredito que deu para a gente ter uma boa noção aqui do que é o Fluxo de Refrigeração com esse arquivo. Como eu disse, vocês vão poder baixar esse arquivo, poder estudar ele mais a fundo e olhar simulações com mais calma. E eu espero que esse arquivo possa ajudar no entendimento do Ar-Condicionado Automotivo. Muito obrigado novamente.

Detalhes do Funcionamento do Ar Condicionado Automotivo

Modulo Ar Condicionado Automotivo

Kit Sr Ar Condicionado Automotivo (2)

Kit Sr Ar Condicionado Automotivo (1)

Sistema de Ar Condicionado Automotivo (1)

Sistema de Ar Condicionado Automotivo (2)

E, nesse funcionamento, ele já deu para gente 30 PSI na baixa e 210 PSI na alta. Então, a gente percebe aqui a nossa descarga, e aqui a gente vai seguindo. Esse é o ciclo de refrigeração, o ciclo que o nosso fluído vai percorrer para que a gente consiga obter o funcionamento do sistema como um todo. Aqui temos também líquido a vapor (baixa pressão), vapor do R-134a (baixa pressão) vapor do R-134a (alta pressão), vapor a líquido (em alta pressão) e o líquido do R-134a (em alta pressão). Novamente, lembrando, o nosso básico de termodinâmica é justamente isso aqui, é a mudança de fase, que a gente comentou lá no nosso termodinâmica, seria o fluído mudando a sua fase. Então, quando ele coloca aqui, por exemplo, na descarga, o vapor, pois a gente aprendeu isso: que toda a vez que a gente tem esse retorno aqui, o azul claro aqui seria o vapor em baixa pressão, nós tivemos uma queda de pressão, nós vemos ver isso aqui daqui a pouco através da nossa válvula de expansão. O retorno para o nosso compressor, já aprendemos que sempre é a vapor, aqui a gente nunca pode ter um retorno de líquido. Ao momento que esse vapor retornou ao compressor, o ciclo vai começar de novo, então ele vai comprimir, seria o nosso vapor a alta pressão, ele vai passar pelo nosso condensador ainda a vapor a alta pressão. Conforme ele vai perdendo essa temperatura, ele vai perdendo o calor aqui/as propriedades dele, então, a gente ainda tem vapor e líquido, aqui, nesse retorno. A gente continua aqui vendo vapor a líquido, até chegar aqui ao nosso filtro acumulador, nosso filtro secador, nós temos aqui a característica de ter vapor e líquido também, é por isso que nós vamos estudar essa peça também, que é o nosso filtro acumulador, justamente porque a gente precisa, na nossa válvula de expansão, nós vamos que ter líquido. Então, quando chega aqui, tem o pescador aqui, ele só vai pegar o que é líquido e ele vai separar aqui o que é vapor. Conforme esse vapor contido aqui dentro, ele vai se transformando em líquido, ele vai se liquefazendo, através daqueles conceitos que nós aprendemos de pressão e de temperatura.

Compressor Para Ar Condicionado Automotivo (2)

Compressor Para Ar Condicionado Automotivo (1)

Filtro Acumulador Automotivo (2)

Filtro Acumulador Automotivo (2)

Então, ainda está aqui a baixa temperatura. Ele chegou aqui vapor líquido, vai se tornando aqui mais líquido do que vapor, e então eu começo a ter nosso ciclo aqui, e a gente vai para a nossa válvula de expansão, onde eu vou ter o líquido chegando aqui, vou ter uma queda brusca da pressão, a gente colocou 210 PSI, eu vou ter uma queda de praticamente 30 PSI, e nessa queda eu vou ter essa característica (no azul-líquido a vapor do R 134). Então, a gente já viu vapor líquido, eu venho o líquido para cá, totalmente líquido. Na queda de pressão, eu vou ter aqui um pouco de líquido e ele ainda vai estar vaporizando, é aqui que a gente começa a ter o segredo da queda, a gente tem a temperatura, pela queda de pressão. Eu continuo com ele aqui ainda líquido dentro do nosso evaporador, abaixo a temperatura; nós aprendemos que 30 PSI vai estar aqui na faixa de 2°C, assim como ele está aqui a 210 PSI, em alta pressão, a 56°C, é muito quente, por isso ele perde calor aqui. Na queda, ele foi a 2°C, e a gente viu que 28 PSI (mais ou menos) 28 PSI na tabela, eu vou chegar a 0°C, a gente chega aqui perto de 0°C; a 30 PSI 2°C; nosso eletro-ventilador vai fazer a troca de calor, ou seja, puxando o ar interno do veículo e trocando com essa peça aqui, como o evaporador, para que a gente obtenha o ar gelado, que dizer, a gente vai retirar o calor de dentro do carro, esse nosso fluído aqui vai reter esse calor e vai começar a voltar aqui para o nosso sistema, e a gente vê aqui, vapor a baixa pressão e retirando o calor, que novamente vai de novo para o ciclo; o calor que foi retirando dessa peça aqui, trazido para cá, ele começa a perder o calor aqui. A gente viu, basicamente, como é o ciclo, os 4 componentes principais (compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador, não vou falar ainda do filtro), são os 4 componentes principais, é o que promove esse ciclo de refrigeração que vai promover realmente a troca de calor do fluído com o meio, e a gente pode começar a olhar os detalhes aqui. Se eu clicar nessa figura aqui do compressor (ele até pede “clique no compressor”), clica no compressor e ele vai explicar para a gente o funcionamento do compressor, que é uma bomba destinada a elevar a pressão do gás refrigerante, visando facilitar sua condensação – então, tem toda a explicação aqui – normalmente as faixas de pressões com que trabalha variam de 12 a 30 PSI na sucção, ou seja, na baixa, e de 80 a 300 PSI na descarga. Vamos voltar lá para o nosso sistema. Clicando no condensador, também teremos a explicação: está localizado no painel frontal, entre a grade e o radiador do sistema de arrefecimento. A função dele é dissipar o calor absorvido pelo gás refrigerante no interior do veículo. Então, voltando lá, foi aquilo que eu comentei, aqui essa peça vai trocar calor dentro do veículo, dentro do veículo nós vamos ter essa troca de calor, ela vai ser absorvida pelo fluído, vi vir para o compressor, na descarga ele vai começar a perder calor aqui nessa peça, então, é aqui que ele realmente retira o calor que foi retirado de dentro do veículo. E, aqui no evaporador, trabalha de forma inversa ao condensador. Ou seja, sua função é transformar o líquido refrigerado em gás por meio da absorção de calor do ar. Nesse processo de absorção de calor, a umidade contida no ar condensa-se, vindo a ser retirado do ambiente pelo sistema de drenos. Então, aqui ele está mostrando um condensador, como que é a peça dentro do carro, uma serpentina aqui, o eletro-ventilador, e aqui ele está mostrando uma caixa de ar.

Ar Quente Automotivo

Ar-Condicionado-Automotivo-em-Sao-Paulo-(1)

Ar Condicionado Automotivo em Sao Paulo (5)

Funcionamento Termostado e Compressor do Ar do Carro

Manutencao-Ar-Condicionado-Automotivo

Então, vamos atuar aqui o nosso termostato e a gente vai ter o acionamento do sistema. A partir desse momento, a nossa placa foi energizada por essa bobina, ela teve o arraste aqui, como essa polia já estava em funcionamento, ela começa a acionar o nosso compressor. E a gente vê os pistões aqui trabalhando (é dessa forma mesmo que ele vai trabalhar). Sucção e a compressão, então, aqui a gente tem o fluido sendo succionado, então, nós vemos essa placa, uma placa de válvula, no momento que é succionado, ela se abre e o fluido entra dentro da câmara e, nesse retorno, ele é comprimido. Então, essa válvula de sução se fecha, a válvula de compressão se abre e aqui é um ciclo constante, ou seja, succiona – abre essa válvula, comprime – abre essa outra e, quando ele succiona, ele fecha aquela válvula, fecha o fluxo do fluído. Isso acontece em todos os pistões, e eles são levados para um único lugar, que seria, aqui, a descarga, e são trazidos para essa outra tubulação, que é a de sucção. Quando vocês pegarem os arquivos, vocês vão ter aqui onde está o eixo, ver as esferas, a tampa. Vamos ter um outro arquivo que vai falar um pouco mais sobre compressor em detalhe, e vamos estudar cada um desses componentes internamente. Então, nesse primeiro momento, é mais para podermos entender como que funciona aqui o fluxo. Vamos para os detalhes. Vai ter algumas explicações aqui, não vamos entrar em muitos detalhes. Ele coloca aqui o fluido, ele entra no sistema (a pressão entre 10 e 50 PSI, que seria a nossa pressão de baixa), e ele é comprimido e descarregado no circuito a uma pressão de 80 a 250 PSI, que seria a nossa pressão de alta. Nós iremos também ver isso com mais detalhe. Ele traz para gente, aqui, mais mostrando a montagem. Nós temos o eixo, temos aqui nosso stator, que seria a nossa bobina mesmo, vai um anel aqui de trava, depois a gente tem o rolamento, tem a trava e então vem a nossa polia, o chaveta, a placa de arraste, uma arruela de pressão, e a porca. Ele deixa um detalhe aqui, é muito importante isso, que, no momento da montagem do compressor e dessa placa da polia, nós devemos considerar esse 0,6 a 1mm de folga entre essa placa de arraste e o rotor aqui. Aqui ele mostra o canal do óleo, onde tem a lubrificação, o óleo sempre fica depositado dentro do compressor, e aqui a gente tem a ignição. Aqui a gente percebe a correia do motor do nosso carro, e nesse momento que só está o motor ligado, como a gente comentou anteriormente, não há atividade dentro do motor, ou seja, essa placa não foi, ainda, energizada, arrastada e atracada com essa polia para que realmente inicie o funcionamento do compressor aqui. Então, no momento que a gente liga a embreagem eletromagnética, estou mostrando nesse caso aqui o óleo em movimento e vamos lá para o circuito agora.

Ajustando o Ar Condicionado Automotivo
Ajustando o Ar Condicionado Automotivo

Temperatura do Ar Condicionado Automotivo
Temperatura do Ar Condicionado Automotivo
controle do ar condicionado automotivo
controle do ar condicionado automotivo

Ar Condicionado Automotivo em Sao Paulo (2)

Aqui, ele está demonstrando para a gente o nosso compressor, as polias do motor, a polia do compressor do ar-condicionado, as válvulas de descarga, nosso filtro (filtro secador ou filtro acumulador), evaporador. Então, essa parte aqui vai estar dentro do nosso painel. E, aqui, seria o eletro-ventilador e o nosso condensado, que vai estar à frente do nosso radiador, dentro do cofre do motor. Quando a gente está com o sistema parado, nós temos essas pressões equalizadas, que vai gerar aqui em torno de 100-115 PSI, mas as suas vão estar com a mesma pressão equalizadas. E gente vai poder encontrar isso em até 90 PSI, 115 PSI, isso vai depender muito da região que ele se encontra, da temperatura. De acordo com a temperatura, a gente tem uma pressão específica. Ventilação, que aqui seria o nosso eletro-ventilador dentro do nosso carro, nosso ar interno e, no momento que eu ligo o nosso ar-condicionado, aí então eu começo a ter o nosso fluxo do fluído e tenho também o nosso eletro-ventilador aqui para a gente poder ter a nossa troca de calor no condensador. Então, aqui a gente vai ter o nosso condensador, nosso evaporador, o compressor, a parte de sucção na parte de descarga.

Ar Condicionado Automotivo – Ciclo de Refrigeração

controle do ar condicionado automotivo
controle do ar condicionado automotivo

Ar-Condicionado-Automotivo-em-Sao-Paulo-(1)

ar condicionado automotivo de fabrica
ar condicionado automotivo de fabrica

Modulo-Ar-Condicionado-AutomotivoTudo bem, pessoal? Hoje estou trazendo aqui esse arquivo. Iremos começar a entender o funcionamento de alguns componentes, o funcionamento do Ciclo de Refrigeração baseado, realmente, naquele entendimento que nós conseguimos naquele básico de termodinâmica. Ao final dessa apresentação, eu vou disponibilizar para todos esse arquivo que, não é de minha autoria. Especialista nesses arquivos de animações e flashes e ele disponibiliza isso em vários canais.
Vamos ao nosso arquivo. É uma ilustração de um compressor, nós vemos a placa, vemos os pistões, temos a nossa polia, a placa de arraste, os tubos de descarga. Assim que acionarmos esse arquivo, conseguiremos visualizar melhor a parte dos pistões, de como funciona as válvulas, a parte de admissão, a parte de descarga, temos a válvula de descarga, temos a válvula de sucção, a válvula de serviço, então, aqui ele está ilustrando bem o compressor como um todo e aqui seria, realmente, a nossa tubulação dentro do cofre do motor. Aqui temos uma fonte de alimentação, ou seja, a nossa bateria, a ignição, que seria a chave do carro, e os componentes elétricos básicos que compõem o sistema, que seria o relê do compressor, o pressostato, simulando um pressostato (podemos ter mais de um pressostato no sistema), o termostato, e aqui também ele colocou um corretor de marcha lenta. Então, vamos fazer o seguinte: iremos aqui na nossa ignição, vamos simular aqui como se estivéssemos ligando o nosso veículo, ele vai estar em funcionamento. Aqui, como já vimos, essa polia girando seria a correia do nosso motor, vai estar sempre em funcionamento, essa polia sempre vai estar girando. Em corte, aqui, seria a nossa bobina. No momento que a gente atuar essa bobina, essa placa, que é a nossa placa de arraste, ela vai ser atracada aqui nessa polia e teremos o funcionamento do compressor. Normalmente, os pressostato, que dizer, numa situação normal, esse relê aqui vai estar aberto e o pressostato vai estar sempre, normalmente, fechado, ou seja, existindo pressão dentro do sistema, se não existe vazamento, ele já vai ficar num estado aqui de que o sistema pode ser atuado a qualquer momento.